top of page

5 destinos para os livros que seu filho não usa mais!

Conforme as crianças vão crescendo, é esperado que o interesse delas pelos livros mude e que aqueles livros que fizeram tanto sucesso nos primeiros anos sejam substituídos por outros.


Como falei nesse vídeo aqui, uma das características dos bons livros, daqueles que possuem qualidade literária, é a sua durabilidade. Não a durabilidade física e material. Mas a durabilidade do nosso interesse sobre ele.


Bons livros se renovam a cada leitura. Bons livros têm novidades que só se revelam com o tempo.

Mas, mesmo esses, inevitavelmente deixarão de ser lidos pelas crianças em algum momento.


E aí, o que você pode fazer com eles?



Aqui estão 5 destinos possíveis para os livros que você tem encalhados por aí:


Para as insistentes: que tal usá-los mais um pouquinho?


Antes de dar um novo destino aos livros, você pode tentar uma abordagem diferente. Ao invés de insistir em ler essas histórias que não geram mais interesse nas suas crianças, que tal sugerir que elas leiam sozinhas?

As crianças que estão em processo de alfabetização podem se beneficiar muito com eles, pois são textos conhecidos e a memória delas vai auxiliar a leitura, deixando o processo mais dinâmico. Ler histórias conhecidas é uma ótima atividade de exercício de leitura, fundamental para adquirir fluência.


Para as apegadas: que tal guardar para o futuro?


Se você é uma pessoa mais apegada, pode recolher e guardar alguns livros. Mas não todos, só os favoritos, aqueles que foram mais marcantes e significativos nos momentos de leitura compartilhada entre vocês e guardá-los para o futuro. Além de ser uma lembrança especial sobre a infância dos seus filhos, pode ser muito legal revisitá-los com as próximas crianças da família.


Para as desapegadas: já pensou em emprestar para um novo bebê?


Se você definitivamente não é uma pessoa apegada, pode emprestar os livros para outra criança. Da mesma forma como as mamães trocam as roupas das crianças entre os filhos no grupo de amigas, é possível trocar e emprestar livros!

Entretanto, da mesma forma que acontece quando emprestamos roupas e brinquedos, é importante ter claro que esse empréstimo talvez não volte e, se voltar, certamente não estará no mesmo estado de antes.

Se isso acontecer, não pense que é falta de cuidado. Os livros da primeira infância são assim mesmo. É com eles que os pequenos aprendem como usar e cuidar do material e, inevitavelmente, teremos algumas (ou muitas) rasuras.

Importante: se seu filho estiver nessa fase mais “destruidora”, esse vídeo pode ajudar.


Para as generosas: que tal doar para escolas ou bibliotecas?


Outra possibilidade e, talvez a mais óbvia, é doar os livros para escolas ou bibliotecas. Escolas infantis sempre precisam desse tipo de material, pois quando a escola permite que as crianças realmente usem os livros, eles acabam tendo uma vida útil mais curta e precisam ser renovados com frequência.

As bibliotecas também são uma ótima opção. Se você optar por levar o seu acervo a elas, leve seu filho junto e aproveite para fazer a carteirinha de sócio dele.


Para as negociantes: já pensou em trocar os livros em um sebo?


Se você gosta de negociar, de fazer brique, uma ótima opção é trocar seus livros em um sebo. Sebos são as livrarias que comercializam livros usados. Dessa forma, seus livros podem ser usados por outra criança e você consegue renovar o acervo de vocês sem gastar muito.


E aí, gostou das dicas?

Já praticava alguma delas?

Tem outras ideias?


Me conta!

Vou adorar saber :)


153 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page