A leitura desde cedo é muito marcante e transformadora na formação das crianças. Bem, pra quem já acompanha o Conta Outra imagino que essa não seja uma novidade.
Também não deve ser novidade pra quem já me conhece saber eu fui uma criança que teve o privilégio de ouvir histórias. Meus pais liam para mim diariamente e este foi o grande motivo de eu ter escolhido a Literatura Infantil como objeto de interesse, estudo, investimento e trabalho.
Mas, com o tempo fui percebendo que ter tido o privilégio de ouvir histórias não contribuiu tanto para o meu desenvolvimento cultural e intelectual quanto poderia, se meus pais tivessem lido “as histórias certas”, sabe?
Eles liam para mim aquilo que estava disponível, e a maior parte dos livros seguiam um mesmo padrão. Poucos livros tinham uma relevância histórica e cultural profunda. Falei sobre isso em um vídeo no canal.
Só nos últimos anos, após me aproximar novamente dos livros infantis, percebi que existe um grande universo na literatura infanto-juvenil que era desconhecido por mim.
E meu desafio tem sido conhecer esses livros também, esses que não são tão rápidos de ler quanto os livros ilustrados.
E esse meu desafio pessoal agora vai deixar de ser tão pessoal assim.
Essa é uma ótima notícia para você que, assim como eu, não teve a oportunidade de conhecer os clássicos da Literatura Infanto-juvenil na idade certa.
A partir de algumas conversas no Instagram, surgiu a ideia de fazer um grupo de leitura compartilhada.
Um espaço em que possamos ler e conversar sobre os livros.
Um clube de leitura.
Um clube de leitura infanto-juvenil.
Um clube de leitura infanto-juvenil para adultos.
Um clube de leitura do Conta Outra!
![](https://static.wixstatic.com/media/b09681_1df00a96c3ab49778968141e5e96091f~mv2.jpg/v1/fill/w_148,h_159,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/b09681_1df00a96c3ab49778968141e5e96091f~mv2.jpg)
Mas por que um adulto vai ler para si histórias que são para crianças?
Bem, inicialmente, vou lhe dar três motivos:
Para ampliar o repertório cultural: Vamos descobrir que vários filmes infantis tiveram sua origem em livros que muitas vezes são bem diferentes e trazem detalhes surpreendentes, além de serem fonte de inspiração para novas histórias que julgamos ser originais;
Para saber o que e como oferecer ao seu filho (ou outra criança): você vai conhecer mais profundamente histórias que poderá querer, ou não, apresentar ao seu filho quando chegar a hora dele. Também saberá como ajudar as crianças a se engajarem na leitura, como falei neste vídeo aqui;
Retomar ou desenvolver o hábito da leitura: se faz tempo que você não consegue mais começar e terminar uma leitura, essa é uma ótima oportunidade! Além de os livros Infanto-Juvenis costumarem ser mais breves e ter uma linguagem de mais fácil compreensão, a leitura em grupo nos motiva e nos dá um compromisso.
E aí, vamos tirar o atraso e conhecer os livros que a gente deveria ter lido há anos atrás?
O clube vai funcionar assim:
Iremos ler um livro por mês, que cada um deve adquirir de forma independente (mas eu agradeceria muito se você utilizar os links que eu disponibilizo para contribuir com o trabalho do canal);
Antes de iniciar o mês eu enviarei um e-mail com algumas curiosidades e informações sobre a obra, que certamente vão ser muito importantes para que tenhamos uma leitura mais enriquecedora;
Teremos um grupo para trocar grifos de leitura ao longo de todo período;
Ao final do mês, teremos um encontro ao vivo para conversar sobre como foi a leitura.
Os livros que vamos ler no primeiro semestre de 2022 já foram escolhidos:
Fevereiro: Pippi Meialonga - Astrid Lindgren
Maio: Peter Pan - J.M. Barrie
Para saber das novidades em tempo real e não perder nenhum detalhe desse novo projeto, se inscreva aqui: https://www.belcontaoutra.com.br/clubedeleitura
E assista a este vídeo aqui também, onde eu falo um pouco mais dos livros desse semestre!
Espero você nos nossos encontros!